domingo, 21 de novembro de 2010

DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Dificuldade 
A dificuldade de aprendizagem caracteriza-se por um resultado substancialmente abaixo do esperado no desenvolvimento de elementos básicos como: escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio lógico e habilidades matemáticas. Nessa avaliação, deve ser considerada a idade do aluno e o seu quociente intelectual.
Os motivos para que um estudante experimente dificuldades de aprendizagem são vários e demandam atenção de professores e orientadores na sua identificação, mas que nem sempre estão preparados para tal.
Entre os principais fatores que contribuem para que um aluno tenha dificuldades de aprendizagem, podemos destacar:

Baixa motivação
 Fatores econômicos
 Problemas no núcleo familiar
 Alimentação incorreta em quantidade e/ou qualidade
 Baixa qualidade do sono
 Salas superlotadas
 Professores sobrecarregados, pouco treinados e mal remunerados.
 Material didático inadequado 
 Nesse contexto, é importante uma avaliação dos itens listados, para que possam ser identificados os estudantes que possuem dificuldades escolares devido à incompetência das instituições educacionais e que terão suas dificuldades de aprendizagem sanadas a partir do momento que estiverem inseridos em uma organização de qualidade e com profissionais capacitados.


Distúrbio 
Os distúrbios de aprendizagem estão relacionados com fundamentos orgânicos e demandam um tratamento específico. Entre as causas mais prováveis, destacamos:

 Lesão Cerebral
 Alteração no desenvolvimento cerebral
 Hereditariedade com variáveis genéticas ou biológicas
 Características de funcionamento do sistema nervoso central
 Funcionamento dos órgãos sensoriais


Principais distúrbios de aprendizagem:

 Dislexia
Refere-se à falha no processamento da habilidade da leitura e da escrita durante o desenvolvimento, é um atraso no desenvolvimento ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer material escrito. São de três tipos: visual, mediada pelo lóbulo occipital fonológica, ediada pelo lóbulo temporal; e mista, com mediação das áreas frontal, occipital, temporal e pré-frontal. 

Disgrafia
Falha na aquisição da escrita implicando uma inabilidade ou diminuição no desenvolvimento da escrita.


Discalculia
Falha na aquisição da capacidade e na habilidade de lidar com conceitos e símbolos matemáticos.


Caminho 

O sucesso no enfrentamento de problemas de baixo rendimento e fracasso escolar está intimamente relacionado ao levantamento de informações e formulação de um perfeito diagnóstico. O segundo passo é a elaboração de um plano de trabalho que possa corrigir as falhas de metodologia e processo, reconhecendo a individualidade do aluno. Nesse cenário, poderá se fazer necessária uma atuação interdisciplinar com o envolvimento de médicos, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos.
Rotular o aluno de incapaz, sem identificar os reais motivos de seus resultados, demonstra a incapacidade não do aluno em aprender, mas do professor em ensinar.

 

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