terça-feira, 23 de novembro de 2010

A vida e as contribuições de Paulo Freire para a Educação



Uma Breve Introdução
Paulo Régis Neves Freire, educador pernambucano, nasceu em 19/9/1921 na cidade do Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, a família  mudou para a cidade de Jaboatão.

Sobre sua vida (Biografia)  
  Paulo Freire nasceu em 1921, na cidade de Recife-PE, em uma família de classe média. Inicialmente ele foi estudante de Direito, mesmo conservando seu interesse pela filosofia e a psicologia. Filosoficamente, se inspirou na fenomenologia, no existencialismo, no personalismo católico e no marxismo humanista. Em 1962, Paulo Freire fundou o Serviço de Extensão Cultural (SEC), no seio da então Universidade de Recife. Em 1963-64 coordenou o Programa Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação e Cultura, utilizando o "método Paulo Freire". Em 1964, um golpe de estado militar obriga Paulo Freire a se exilar no Chile, tempo em que aperfeiçoou seu método de "conscientização", que se torna o método oficial do governo democrático cristão do Chile. Ele participa também de várias iniciativas cujo objetivo é a "aplicação da conscientização como instrumento libertador no processo de educação e de transformação social" em diferentes países europeus e africanos. O Instituto Paulo Freire é criado em São Paulo em 1991 com a finalidade de ser um lugar de debate para os profissionais da educação. Faleceu em maio de 1997.

    GADOTTI, 2003, p. 253.

Sua pedagogia,surge no final da década de 50 lançando assim, um desafio para educação pós-moderna: re-inventar uma práxis pedagógica, política e epistemológica profundamente democrática. Preocupou-se fundamentalmente com as relações entre professor, aluno e consciência crítica.
  Educação - para Paulo Freire educar é um ato político, pois se assume um compromisso com o outro, para que este possa ser sujeito da sua história e do seu processo de aprendizagem. Segundo ele é impossível pensar em educação sem afirmar que: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”.
 Processo de aprendizagem - para Paulo Freire a apreensão do conhecimento do objeto, é estabelecida fundamentalmente no ato de ensinar e de aprender, do qual o educando e educador fazem parte. Nessa perspectiva, aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina.

 

Contribuições de Paulo Freire para a educação

Paulo Freire é considerado um dos maiores educadores da atualidade e mundialmente respeitado pela sua práxis educativa através de numerosas homenagens. É autor de inúmeras obras, traduzidas em diversos idiomas, entre elas: Educação como prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da esperança (1992), À sombra desta mangueira (1995).

Paulo Freire contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade. Este movimento de ser homem é pensado no seu percurso reflexivo que permite ser objetivado na medida em que, é passível de chegar aos espaços de formação de educadores, quer na formação inicial, quer na formação em serviço, a fim de torná-los capazes de transformações necessárias às práticas educativas e pedagógicas.
Esta contribuição fez de Paulo Freire um pedagogo brasileiro de destaque, não só de âmbito nacional como também internacional. Não se limitando a teorizar, mas empenhando-se para que estas questões tivessem repercussão positiva na sociedade humana em geral e na brasileira especificamente, o que faz dele um homem profundamente comprometido com a sociedade, principalmente com as camadas populares. É por isso que Paulo Freire constitui um caminho seguro para a Educação Brasileira.
Nesse sentido, as idéias freireanas servem como orientação para o processo de formação docente no que se refere à reflexão crítica da prática pedagógica que implica em saber dialogar e escutar, que supõe o respeito pelo saber do educando e reconhece a identidade cultural do outro.

Hoje, mais que em outras épocas, se exige do educador uma postura alicerçada num processo permanente de reflexão que leve a resultados inovadores no trato da educação. Sem dúvida que, as contribuições de Paulo Freire levam o educador a consciência de si enquanto ser histórico que continuamente se educa num movimento dialético no mundo que o cerca. Não é, pois, por acaso que as idéias freireanas se articulam com os interesses na formação do educador, pois, não se perde de vista o caráter histórico do homem associado sempre à prática social.

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